Perguntas Frequentes CTE Brasil

Tem dúvidas na sua busca pelo emissor de CTe-OS para passageiros ideal?, Criamos este guia simples para lhe ajudar a responder as principais dúvidas. E caso você ainda precise de ajuda, é só nos chamar que iremos te ajudar.

  • O que é um CTe?

    O Conhecimento de Transporte Eletrônico, que abreviado se chama CTe, é um documento digital, emitido e armazenado eletronicamente, com a função de documentar, para fins fiscais, uma prestação de serviço de transporte. A sua validade jurídica é garantida pela assinatura eletrônica digital do emitente (com uso do certificado digital) e pela recepção e confirmação do Fisco. Sua emissão é obrigatória desde 02 de outubro de 2017, substituindo o conhecimento de transporte em papel.

  • O que é o CTe-OS de passageiros (Modelo 67)?

    O CTe possui vários formatos, podendo ser utilizado para transporte de cargar, ou de transporte de pessoas, valores e excesso de bagagem. Este é o caso do CTe-OS, também chamado de Modelo 67. Ele é o documento eletrônico específico para este tipo de transporte. E este é o único modelo que atendemos, focado exclusivamente no transporte de passageiros.

  • Existe diferença entre os tipos de CTe?

    Sim. Existe o modelo 57 que é utilizado para transporte de cargas, e o modelo 67 (também chamado de CTe-OS - Conhecimento de transporte eletrônico para outros serviços) que é utilizado para prestação de serviço de transporte de pessoas, valores e excesso de bagagem.

  • A CTE Brasil emite CTe de carga?

    Não. Nossa ferramenta foi pensada exclusivamente para o tranportador de passageiros. Aqui não há campos adaptados, ou a necessidade de entender termos que não fazem parte do seu dia-a-dia. Afinal focamos no cliente que transporta passageiros, e não cargas.

  • Quanto custa para emitir um CTe-OS?

    O custo da emissão de um CTe-OS pode sair por menos de R$1,50, dependendo o plano de assinatura que você escolher e a quantidade de emissões que você fizer no mês. Clique aqui para ver os nossos preços.

  • Como emitir CTe-OS gratuito?

    Depois que você se cadastrar no nosso sistema, poderá emitir quantos CTe-OS de transporte de passageiros quiser de forma gratuita, enquanto estiver no ambiente de homologação e testes. Assim que você mudar para o ambiente de produção, isso é, onde eles passam a ter valor fiscal, você ganhará três emissões grátis. Clique aqui para fazer o seu cadastro.

  • Como fazer o cadastro para emitir CTe-OS?

    Basta você acessar a tela de cadastro e preencher os campos com seu CNPJ, nome, e-mail, telefone e pronto! Você já estará cadastrado na CTE Brasil e o robô automatizador já preencheu as demais informações.

  • A emissão do CTe-OS vale para viajar?

    Sim! Conforme estabelece a legislação vigente, o Conhecimento de Transporte para Outros Serviços (CTe-OS modelo 67 para transporte de passageiros) e o seu respectivo Documento Auxiliar (DACTE OS – Documento Auxiliar do Conhecimento Eletrônico para Outros Serviços) vale para o transporte intermunicipal, interestadual e até internacional. Mas lembre-se, você ainda precisa preencher outras informações em outros órgãos de fiscalização.

  • O que eu preciso para emitir CTe-OS de passageiros?

    As únicas obrigatoriedades da nossa ferramenta é que a sua empresa possua um certificado de assinatura digital A1, cadastro ativo em algum órgão estadual ou nacional como DAER, DETER, ANTT, ARTESP, entre outros orgãos de fiscalização, e que sua Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) seja compatível com a de transporte de passageiros. Além disso sua empresa precisa estar habilitada para este tipo de emissão na Secretaria da Fazenda do seu estado.

  • Como eu emito um CTe-OS de transporte de passageiros?

    Se você tem todas as obrigatoriedades de emissão descritas na dúvida acima, basta você se cadastrar no sistema de emissão da CTE Brasil, incluindo seu CNPJ, nome, e-mail, telefone e pronto! O robô automatizador da CTE Brasil já preencheu as demais informações. Clique aqui para se cadastrar

  • Qual certificado digital preciso ter?

    Nossa ferramenta trabalha unicamente com o certificado digital modelo A1. Este certificado dá mais flexibilidade para que você emita seus CTe-OS de qualquer computador, tablet ou smartphone. Não é necessário carregar o cartão ou o pendrive do certificado junto de você, nem ter que configurar nenhum tipo de programação específica no dispositivo que você for emitir o CTe-OS de passageiros.

  • Possuo certificado A3, como faço?

    Você pode efetuar a compra de um novo certificado, no formato A1 e manter ambos em funcionamento. É importante destacar, que o custo x benefício do A1, usando em conjunto com o emissor CTE Brasil fica muito em conta comparado à valores de outras mensalidades mais a compra de um certificado A3.

  • Meu certificado venceu, e agora?

    Alguns dias antes do vencimento do seu certificado iremos lhe avisar e junto do aviso lhe enviaremos um vídeo com o tutorial de como renovar o seu A1 no sistema. Lembre-se que o seu contador pode lhe ajudar também a renovar o certificado digital.

  • Como faço o pagamento dos planos?

    Atualmente, trabalhamos com cobrança através de boleto bancário e PIX. Você escolhe o seu plano e qual a periodicidade de cobrança do mesmo. Depois disso automaticamente nosso sistema gera o boleto, QRCode e código copia e cola do PIX e lhe envia pela ferramenta e pelo e-mail. Não cobramos nenhuma taxa de instalação e/ou cancelamento, muito menos as famosas taxinhas escondidas, como as de boleto.

  • E aqueles CTe-OS do cadastro são grátis mesmo?

    Claro que sim! Você se cadastra, personaliza a sua empresa, emite quantos CTe quiser no ambiente de teste - homologação (é ilimitado mesmo), e quando passar sua empresa para o ambiente de produção (com validade fiscal) automaticamente você ganha 3 créditos para emitir seus CTe-OS e transportar seus passageiro. Mas vale lembrar que estes créditos expiram depois de 15 dias da troca de ambiente.

  • E se eu quiser cancelar? Como faço?

    Ah, você quer mesmo nos deixar 😢? Para cancelar você simplesmente não precisa mais pagar nossas cobranças. Seu plano irá vencer, e seus créditos irão expirar. Depois disso você não receberá mais nenhuma cobrança nossa, até você solicitar a reativação do serviço. Por lei, não podemos excluir a sua conta, pois isso excluiria os CTe emitidos, e eles precisam ser armazenados conforme manual técnico de emissão do CTe-OS.

  • Meus dados estão seguros?

    Muito seguros. Nosso servidor possui atualizações constantes de segurança, assim como a nossa plataforma. Além disso, você navega todo o tempo com certificado de segurança SSL (o famosos cadeado na barra de endereços). É a mesma segurança utilizada em bancos. Além disso, temos backup dos dados, e infra-estrutura pensada com redundância.

  • Preciso instalar algo no computador?

    Não! Nossa ferramenta funciona completamente online sem a necessidade de você instalar ou configurar nada de diferente no seu computador. Basta abrir o seu navegador de internet e acesar o sistema para emitir os seus CTe-OS de passageiros.

  • E se eu ficar sem internet?

    A grande vantagem do nosso sistema é que ele funciona em qualquer lugar, sem necessitar de configurações diferentes. Você só precisa do seu usuário e senha e poderá emitir o seu CTe-OS, seja utilizando a internet do seu celular, usando o tablet no Wi-fi do vizinho, ou até mesmo em uma Lan House. Além disso, por usarmos um protocolo de segurança SSL, mesmo que você acesse o sistema em uma rede pública (como a de algumas cidades ou shoppings) você terá total segurança de que ninguém está roubando os seus dados.

Acesse nosso canal no Youtube e veja os vídeos tutoriais que preparamos para o transportador de passageiros.

Fale com a gente nos enviando a sua dúvida ou sugestão